Ano litúrgico - Ciclo A e o Evangelho de S. Mateus

Neste novo ano litúrgico seremos acompanhados pelo Evangelho de S. Mateus. Mateus revela-nos JESUS como Filho de David, o herdeiro do reino e também como o Emanuel ("Deus connosco"), o Filho de Deus em quem se cumprem todas as expectativas do Antigo Testamento.
Façamos uma pequena análise deste Evangelho...
 

MATEUS e o seu EVANGELHO
Desde muito cedo o Evangelho de Mateus adquiriu uma grande importância na teologia, na liturgia e nos demais âmbitos da vida eclesial. De todos os evangelhos é o mais comentado, o mais referido e o mais usado nos leccionários litúrgicos. É, também, o mais citado pelos Padres da Igreja e pelos antigos escritores eclesiásticos.
 

IMPORTÂNCIA
Entre as muitas razões da importância do Evangelho de S. Mateus destaca-se o seu carácter didáctico e catequético, a riqueza de vida eclesial, o equilíbrio constante entre o passado e o presente, a maneira cuidada em apresentar a mensagem que se pretende. O leitor encontra neste Evangelho, uma figura de Jesus, uma visão da salvação e um modelo comunitário, de grande valor; encontra uma dialéctica de posições estimulantes, a imagem de uma Igreja e de uma vida comunitária bem vincadas. Nos modelos de vida que o Evangelho de Mateus nos apresenta, os crentes de hoje podem estar seguros de encontrar estímulos para o próprio ser e agir.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Bodas de Prata Sacerdotais do Padre Filipe

Inaguração do Órgão de Tubos

IGREJA DO BUNHEIRO ACOLHEU CONCERTO DE PÁSCOA