Assista às celebrações Pascais na Sé de Aveiro



Bispo de Aveiro preside celebrações do Tríduo Pascal
 D. António Francisco preside às celebrações da Semana Santa e Tríduo Pascal na Sé de Aveiro. As celebrações principais do calendário litúrgico, na Sé aveirense, vão ter transmissão em directo no canal de televisão online da diocese.
Na Quinta-feira Santa, às 10h, o bispo de Aveiro preside à Missa Crismal durante a qual todos os padres farão a renovação dos compromissos sacerdotais e na qual serão benzidos os santos óleos, utilizados no Baptismo, na Unção dos Doentes e no Crisma. Depois, às 21h30, preside à Missa da Ceia da Senhor, finda a qual começa a Adoração Nocturna do Santíssimo Sacramento.
Na Sexta-feira Santa há oração de Laudes às 9h30 e a Celebração da Paixão e Morte do Senhor começa às 17h30. Esta celebração será transmitida também pela Rádio Renascença. À noite, realiza-se pelas ruas da cidade, entre a igreja da Vera Cruz e a Sé, a Procissão comemorativa do Enterro do Senhor.
O Sábado Santo começa com oração de Laudes e para as 21h30 está marcada a Vigília Pascal.
No Domingo de Páscoa pelas 10h haverá procissão, seguida de Eucaristia, na Paróquia da Vera Cruz.

Tríduo Pascal 2013
- Sé de Aveiro -
Quinta-feira (28.Março.13)
> 10h00* – Eucaristia Crismal, com a renovação dos compromissos sacerdotais, a bênção dos óleos;
> 21h30* – Eucaristia da Ceia do Senhor, com lava-pés. Procissão da Sagrada Reserva;

Sexta-feira (29.Março.13)
> 09h30 – Oração de Laudes;
> 17h30* – Celebração da Paixão e Morte do Senhor [o ofertório destina-se às comunidades cristãs dos Lugares Santos]; a Igreja concede a indulgência plenária aos fiéis que participarem na celebração da Paixão do Senhor (Enc.Ind.nº17)];
> 21h30 – Procissão comemorativa do Enterro do Senhor desde a Igreja da Vera Cruz até à Sé.

Sábado (30.Março.13)
> 09h30 – Oração de Laudes;
> 21h30* – Vigília Pascal da Ressurreição do Senhor, com a bênção do lume novo, precónio pascal, a liturgia da Palavra, a bênção da água baptismal, a renovação das promessas baptismais e a Eucaristia [cada pessoa deve levar uma vela para acender durante a celebração; a Igreja concede a indulgência plenária aos fiéis que, participando na celebração da Vigília Pascal, renovarem as promessas baptismais (Enc.Ind. nº70)]. A Celebração começa no adro, mantendo-se as portas da igreja fechadas e as luzes apagadas.

* – transmissão em direto no canal tv da diocese

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Bodas de Prata Sacerdotais do Padre Filipe

Inaguração do Órgão de Tubos

IGREJA DO BUNHEIRO ACOLHEU CONCERTO DE PÁSCOA