Avisos de 9 a 16 de Agosto

   Avisos

Durante o mês de agosto não haverá missa nem cartório durante a semana. No entanto, haverá recitação do terço às terças e quintas, às 17h30, na Igreja de S. Mateus. Para tratar de algum assunto contatar Padre Filipe Coelho: 969016406 ou Diac. José Maria: 964684751

Assunção de Nossa Senhora
No dia 15 de Agosto celebramos a Assunção de Nossa Senhora. Haverá apenas missa às 09H30 na Igreja de S. Mateus, não havendo em S. Silvestre às 18H00 nem às 21H00 em S. Mateus.
No domingo 16 de Agosto, haverá a habitual missa às 09H30 em S. Mateus.

Reunião da Irmandade
Dia 16 de Agosto, na sacristia da Igreja de S. Mateus, pelas 15H00, a fim de se preparar o peditório da Senhora do Rosário que terá início a partir do dia 22 de Agosto. Agradece-se a presença da maioria dos irmãos.

35º Festival de Folclore da Beira Ria
No próximo sábado 22 de agosto pelas 21h30 no Parque Municipal da Saldida  (junto às piscinas municipais), o R. F. "Os Camponeses da Beira Ria" organiza o seu 35º Festival de Folclore. Este ano para além de grupos de Coimbra, Famalicão e Vale de Cambra, conta também com a participação do Grupo Folclórico da Casa de Povo de São Caetano da Ilha do Pico - Açores que ficará hospedado no Bunheiro, de 19 a 26 de agosto a convite do rancho anfitrião e que terá oportunidade de conhecer a nossa terra.

Fim de Semana Cultural e Dia da Freguesia

A Junta de Freguesia, em parceria com as 4 coletividades do Bunheiro (ACB - GMB - RFCBR - RFASS), promove nos dias 7, 8 e 9 de agosto, no largo da Junta, um Fim de Semana de convívio inter-geracional com atividades desportivas, culturais e recreativas. Não faltará animação nem as habituais tasquinhas de Gastronomia Regional. Consulte o programa. Participe nos eventos também programados no Domingo (reposição do Busto do Sr. Reitor Padre Domingos Pinho, agradecimento público pela oferta dos livros do Padre Manuel Cirne, etc...) Venha e divirta-se! A sua presença valoriza a nossa terra! »

Paróquia de

S. Mateus - Bunheiro

Semana de 09 de Agosto a 15 de Agosto
Folha Semanal nº 32 / 2015
19º Domingo do Tempo Comum - Ano B
LEITURA I – 1 Re 19,4-8           &             LEITURA II - Ef 4,30-5,2
SALMO: 33 (34) Saboreai e vede como o Senhor é bom.



ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO: Jo 6,51
Eu sou o pão vivo que desceu do Céu, diz o Senhor;
quem comer deste pão viverá eternamente.
EVANGELHO - Jo 6,41-51

A liturgia do 19º Domingo do Tempo Comum dá-nos conta, uma vez mais, da preocupação de Deus em oferecer aos homens o “pão” da vida plena e definitiva. Por outro lado, convida os homens a prescindirem do orgulho e da autossuficiência e a acolherem, com reconhecimento e gratidão, os dons de Deus.
A primeira leitura mostra como Deus Se preocupa em oferecer aos seus filhos o alimento que dá vida. No “pão cozido sobre pedras quentes” e na “bilha de água” com que Deus retempera as forças do profeta Elias, manifesta-se o Deus da bondade e do amor, cheio de solicitude para com os seus filhos, que anima os seus profetas e lhes dá a força para testemunhar, mesmo nos momentos de dificuldade e de desânimo.
O Evangelho apresenta Jesus como o “pão” vivo que desceu do céu para dar a vida ao mundo. Para que esse “pão” sacie definitivamente a fome de vida que reside no coração de cada homem ou mulher, é preciso “acreditar”, isto é, aderir a Jesus, acolher as suas propostas, aceitar o seu projeto, segui-l’O no “sim” a Deus e no amor aos irmãos.
A segunda leitura mostra-nos as consequências da adesão a Jesus, o “pão” da vida… Quando alguém acolhe Jesus como o “pão” que desceu do céu, torna-se um Homem Novo, que renuncia à vida velha do egoísmo e do pecado e que passa a viver na caridade, a exemplo de Cristo.
 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Bodas de Prata Sacerdotais do Padre Filipe

Inaguração do Órgão de Tubos

IGREJA DO BUNHEIRO ACOLHEU CONCERTO DE PÁSCOA