Avisos de 28 de Agosto a 4 de Setembro

   Avisos
·         XXXIV Festival de Folclore do RF “Andorinhas de S. Silvestre”
Domingo, dia 28 de Agosto, às 15H00, no largo de S. Silvestre.
·         Festividade de S. Mateus
Este ano, vamos celebrar e marcar de forma diferente a festividade do nosso padroeiro S. Mateus, sob o mote “Seguir Jesus em Família”, aproveitando também esta ação para apresentar o programa para o novo ano pastoral que, nessa ocasião, tem início.
Para que esta festa se torne possível, os Irmãos do Santíssimo irão realizar um peditório no final das Eucaristias.
·         Coro para a missa de vespertina (sábado) na Igreja Matriz
Desejamos neste novo ano pastoral criar um grupo coral para a Eucaristia Vespertina na Igreja Matriz. Assim convidamos todos os que quiserem a aparecer no ensaio do Grupo Coral, que se realiza às quartas-feiras às 21H00 na Igreja de Matriz de S. Mateus. Vamos todos pensar em fazer um esforço para animar esta celebração.
·         Ensaio do Grupo Coral
Quarta-feira, dia 31 de Agosto, às 21H00, na Igreja de S. Mateus.
·         Escola Interparoquial de Música Litúrgica do Bunheiro
Estão abertas as inscrições para a escola de organistas que temos na nossa paróquia. Para se inscrever basta apenas contatar o Prof. Bessa: 933130466, ou enviar um email para paroquiabunheiro@gmail.com. As aulas começarão no dia 01 de Outubro.


Durante o mês de agosto não haverá missa nem cartório paroquial durante a semana. No entanto, haverá recitação do terço às 17h30 de terça e quintas-feiras, na Igreja de S. Mateus.
Para tratar de algum assunto, contatar o Pe. Filipe Coelho: 969016406 ou o Diac. José Maria: 964684751.




               Paróquia de
               S. Mateus - Bunheiro

Semana de 28 de Agosto a 04 de Setembro
Folha Semanal nº 35 / 2016
XXII Domingo do Tempo Comum - Ano C
LEITURA I – Sir 3,19-21.30-31    &       LEITURA II – Heb 12,18-19.22-24a
SALMO: 67 (68) Na vossa bondade, Senhor, preparastes uma casa para o pobre.




ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO: Mt 11,29ab
Tomai o meu jugo sobre vós, diz o Senhor,
e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração.
EVANGELHO - Lc 14,1.7-14


 
A liturgia deste domingo propõe-nos uma reflexão sobre alguns valores que acompanham o desafio do “Reino”: a humildade, a gratuidade, o amor desinteressado.
O Evangelho coloca-nos no ambiente de um banquete em casa de um fariseu. O enquadramento é o pretexto para Jesus falar do “banquete do Reino”. A todos os que quiserem participar desse “banquete”, Ele recomenda a humildade; ao mesmo tempo, denuncia a atitude daqueles que conduzem as suas vidas numa lógica de ambição, de luta pelo poder e pelo reconhecimento, de superioridade em relação aos outros… Jesus sugere, também, que para o “banquete do Reino” todos os homens são convidados; e que a gratuidade e o amor desinteressado devem caracterizar as relações estabelecidas entre todos os participantes do “banquete”.
Na primeira leitura, um sábio dos inícios do séc. II a.C. aconselha a humildade como caminho para ser agradável a Deus e aos homens, para ter êxito e ser feliz. É a reiteração da mensagem fundamental que a Palavra de Deus hoje nos apresenta.
A segunda leitura convida os crentes instalados numa fé cómoda e sem grandes exigências, a redescobrir a novidade e a exigência do cristianismo; insiste em que o encontro com Deus é uma experiência de comunhão, de proximidade, de amor, de intimidade, que dá sentido à caminhada do cristão. Aparentemente, esta questão não tem muito a ver com o tema principal da liturgia deste domingo; no entanto, podemos ligar a reflexão desta leitura com o tema central da liturgia de hoje – a humildade, a gratuidade, o amor desinteressado – através do tema da exigência: a vida cristã – essa vida que brota do encontro com o amor de Deus – é uma vida que exige de nós determinados valores e atitudes, entre os quais avultam a humildade, a simplicidade, o amor que se faz dom. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Bodas de Prata Sacerdotais do Padre Filipe

Inaguração do Órgão de Tubos

IGREJA DO BUNHEIRO ACOLHEU CONCERTO DE PÁSCOA