Avisos de 03 a 11 de Setembro

   Avisos
·         Ensaio do Grupo Coral
Segunda-feira, dia 05 de Setembro, às 21H00, na Igreja de S. Mateus.
·         Reunião de Equipa de Animação
Terça-feira, dia 06 de Setembro, às 21H00, no Salão de S. Mateus.
·         Reunião de Lançamento da Ação
Sábado, dia 10 de Setembro, às 21H00, no Salão de S. Mateus.
·         Festividade de S. Mateus
Este ano, vamos celebrar e marcar de forma diferente a festividade do nosso padroeiro S. Mateus, sob o mote “Seguir Jesus em Família”, aproveitando também esta ação para apresentar o programa para o novo ano pastoral que, nessa ocasião, tem início.
Para que esta festa se torne possível, os Irmãos do Santíssimo irão realizar um peditório no final das Eucaristias.
·         Coro para a missa de vespertina (sábado) na Igreja Matriz
Desejamos neste novo ano pastoral criar um grupo coral para a Eucaristia Vespertina na Igreja Matriz. Assim convidamos todos os que quiserem a aparecer no ensaio do Grupo Coral, que se realiza às quartas-feiras às 21H00 na Igreja de Matriz de S. Mateus. (Esta semana o ensaio será na segunda-feira). Vamos todos pensar em fazer um esforço para animar esta celebração.
·         Escola Interparoquial de Música Litúrgica do Bunheiro
Estão abertas as inscrições para a escola de organistas que temos na nossa paróquia. Para se inscrever basta apenas contatar o Prof. Bessa: 933130466, ou enviar um email para paroquiabunheiro@gmail.com. As aulas começarão no dia 01 de Outubro.




               Paróquia de
               S. Mateus - Bunheiro

Semana de 03 de Setembro a 11 de Setembro
Folha Semanal nº 36 / 2016
XXII Domingo do Tempo Comum - Ano C
LEITURA I – Sab 9,13-19    &       LEITURA II – Flm 9b-10.12-17
SALMO: 89 (90) Senhor, tendes sido o nosso refúgio
através das gerações.

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO: Salmo 118 (119), 135
Fazei brilhar sobre mim, Senhor, a luz do vosso rosto
e ensinai-me os vossos mandamentos.
EVANGELHO - Lc 14,25-33


A liturgia deste domingo convida-nos a tomar consciência de quanto é exigente o caminho do “Reino”. Optar pelo “Reino” não é escolher um caminho de facilidade, mas sim aceitar percorrer um caminho de renúncia e de dom da vida.
É, sobretudo, o Evangelho que traça as coordenadas do “caminho do discípulo”: é um caminho em que o “Reino” deve ter a primazia sobre as pessoas que amamos, sobre os nossos bens, sobre os nossos próprios interesses e esquemas pessoais. Quem tomar contacto com esta proposta tem de pensar seriamente se a quer acolher, se tem forças para a acolher… Jesus não admite meios-termos: ou se aceita o “Reino” e se embarca nessa aventura a tempo inteiro e “a fundo perdido”, ou não vale a pena começar algo que não vai levar a lado nenhum (porque não é um caminho que se percorra com hesitações e com “meias tintas”).
A primeira leitura lembra a todos aqueles que não conseguem decidir-se pelo “Reino” que só em Deus é possível encontrar a verdadeira felicidade e o sentido da vida. Há, portanto, aí, um encorajamento implícito a aderir ao “Reino”: embora exigente, é um caminho que leva à felicidade plena.
A segunda leitura recorda que o amor é o valor fundamental, para todos os que aceitam a dinâmica do “Reino”; só ele permite descobrir a igualdade de todos os homens, filhos do mesmo Pai e irmãos em Cristo. Aceitar viver na lógica do “Reino” é reconhecer em cada homem um irmão e agir em consequência. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Bodas de Prata Sacerdotais do Padre Filipe

Inaguração do Órgão de Tubos

IGREJA DO BUNHEIRO ACOLHEU CONCERTO DE PÁSCOA