Mensagem para a Quaresma de 2014 de D. António Francisco dos Santos



mados diocesanos
[1] A Missão Jubilar que vivemos, na celebração dos setenta e cinco anos da restauração da nossa diocese, foi um belo e bom caminho percorrido pela Igreja de Aveiro. Cumprimos, de forma criativa, múltiplas e abençoadas etapas ao serviço da evangelização. Sabemo-nos discípulos de Jesus Cristo e portadores da alegria do evangelho. Sentimo-nos chamados, através de um novo dinamismo pastoral, a ser fermento, sal e luz, como presença da Igreja nesta casa comum da humanidade que é o mundo.

Ancorados em Cristo, tivemos a ousadia evangélica de nos lançarmos ao largo sem receios nem preconceitos. Quisemos ver os outros e olhar o mundo com os olhos de Deus. E, a partir daí, descobrimos com alegria que éramos muitos mais do que imaginávamos a levar a boa nova das bem-aventuranças do reino a todos os lugares da diocese.
Discípulos missionários e mensageiros de Jesus e por Ele enviados em missão, cruzamo-nos, neste tempo jubilar, nos caminhos da diocese e encontrámo-nos no seio das realidades diárias.
A tarefa não terminou! Apenas uma etapa se cumpriu! A Missão Jubilar revelou-nos, com maior clareza, este amor primeiro de Deus por nós e abriu caminhos novos à missão da Igreja de Aveiro. Esta é a hora de continuar e de prosseguir este caminho!
[2] Neste espírito da Missão Jubilar, proponho-vos nova caminhada para o tempo forte da Quaresma e do Tríduo Pascal com o lema: “Nesta Quaresma, atreve-te…”.
Na sua mensagem para esta Quaresma, o Papa Francisco inspira-se no texto de São Paulo: “Conheceis bem a bondade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, se fez pobre por vós, para vos enriquecer com a sua pobreza” (2 Cor 8, 9).
Esta Quaresma, vivida com o dinamismo apostólico e a pedagogia pastoral que a Missão Jubilar nos deu, encontra a Igreja de Aveiro “pronta e solícita para testemunhar a mensagem evangélica, que se resume no anúncio do amor do Pai misericordioso, pronto a abraçar em Cristo cada pessoa” (Papa Francisco, Mensagem para a Quaresma 2014).
A caminhada de Quaresma, para a qual vos convoco, quer ajudar-nos a viver, a fortalecer e a desenvolver esta feliz experiência do amor de Deus e de comunhão entre pessoas, famílias, comunidades e movimentos. Vamos colocar, em cada semana, a Palavra de Deus no coração do caminho para a Páscoa e fazer da Quaresma tempo de descoberta da alegria do evangelho.
Centremo-nos na liturgia de cada domingo da Quaresma. Aí se inspira o desafio semanal, a aclamação ao evangelho e o compromisso de acção. Aí encontraremos a imagem inspiradora para a semana e a oração pessoal de cada dia, que facilmente transformaremos em oração familiar e comunitária.
[3] Escuta  |  Liberta-te | Transforma-te | Orienta-te  | Renova-te | Manifesta-te | Vive, são desafios que a caminhada de Quaresma nos apresenta e compromissos a que a Quaresma nos convoca.
São apelos de renovação espiritual ao alcance de todos: sacerdotes, diáconos, consagrados e leigos.
São imperativos de conversão, que queremos assumir como pessoas e como comunidades, e caminhos de transformação humana e social, que vamos percorrer, para que o mundo sinta a ternura do amor de Deus e a força da esperança para vencer a “miséria material, moral e espiritual” (Papa Francisco, MQ 2014).
Coloco esta mensagem no coração de todos os diocesanos, crianças, jovens, famílias, doentes, idosos e emigrantes, para que em todos se retome e reavive a bela experiência jubilar, que nos leva, em cada momento da nossa vivência eclesial, ao encontro de quantos habitam esta nossa casa, que é a diocese de Aveiro.

“Que Deus sustente estes nossos propósitos e reforce em nós a atenção e a solicitude para nos tornarmos misericordiosos e agentes de misericórdia. Com estes votos asseguro-vos a minha oração e peço-vos que rezeis por mim.
Que o Senhor vos abençoe e Nossa Senhora vos guarde”  (Papa Francisco, MQ 2014).

Aveiro, 10 de Fevereiro de 2014
António Francisco dos Santos, bispo de Aveiro

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Bodas de Prata Sacerdotais do Padre Filipe

Inaguração do Órgão de Tubos

IGREJA DO BUNHEIRO ACOLHEU CONCERTO DE PÁSCOA