O Papa confessa-se! E tu serás capaz??? Atreve-te!!!





Vaticano: Papa confessa-se na Basílica de São Pedro e pede mudança de comportamentos

Francisco presidiu a liturgia penitencial, apelando a uma atitude de «misericórdia» junto dos mais necessitados

CTV
Cidade do Vaticano, 28 mar 2014 (Ecclesia) – O Papa Francisco presidiu hoje no Vaticano a uma liturgia penitencial, na qual também se confessou, e pediu aos católicos que façam da preparação para a Páscoa uma etapa de “conversão”.

“Do coração do homem renovado segundo Deus provêm os comportamentos bons: falar sempre com verdade e evitar qualquer mentira; não roubar, antes partilhar quanto se tem com os outros, particularmente com quem passa necessidade; não ceder à ira, ao rancor e à vingança”, disse, na homilia da celebração, perante centenas de pessoas.

Durante o "rito pela reconciliação dos mais penitentes", com absolvição individual, o Papa começou por se confessar, antes de se dirigir a outro confessionário para ouvir algumas pessoas.

Francisco destacou na sua homilia a importância de ser “manso, magnânimo e pronto para o perdão”, sem “cair na maledicência que arruína a fama das pessoas, mas olhando mais para o lado positivo de cada um”.

“Quem experimenta a misericórdia divina, é levado a ser artífice de misericórdia entre os últimos e os pobres”, prosseguiu.

O Papa citou a constituição conciliar ‘Gaudium et spes’ para afirmar que cada ser humano “vale mais por aquilo que é do que por aquilo que tem”, uma expressão anteriormente usada pelo Beato João XXIII na encíclica ‘Mater et magistra’.

“Eis a diferença entre a vida deformada pelo pecado e a iluminada pela graça”, reforçou.

A celebração marcou o arranque da iniciativa ‘24 horas para o Senhor’, da responsabilidade do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização, um dia dedicado ao Sacramento da Reconciliação nas dioceses de todo o mundo, em vésperas do IV Domingo da Quaresma.

Francisco afirmou que o tempo que antecede a Páscoa é marcado pelo “apelo à conversão”, o “chamamento a mudar de vida”, que não é uma questão momentânea, mas “um compromisso que dura toda a vida”.

A homilia destacou que “ninguém” se pode deixar de considerar como “pecador”, centrando-se em duas expressões: “revestir-se do homem novo” e “permanecer no amor”.

“Esta vida nova permite olhar para a realidade com outros olhos, sem se deixar distrair pelas coisas que não contam e que não duram muito. Por isso, somos chamados a abandonar os comportamentos do pecado e fixar o olhar no essencial”, precisou o Papa.

Francisco sustentou que o amor de Jesus Cristo “dura para sempre” porque é a “própria vida de Deus”.

“O nosso pai espera-nos sempre, não se limita a deixar a porta aberta, espera-nos, envolve-se nesta espera do filho”, acrescentou.

O Papa considera que só na medida em que os cristãos vivem este amor é que se tornam “discípulos credíveis de Cristo”.

“O amor não suporta permanecer fechado em si mesmo: pela sua natureza é aberto, espalha-se e é fecundo, gera sempre novo amor”, precisou.

No final da homilia, Francisco elogiou os participantes nas ‘24 horas para o Senhor’ que se vão tornar “missionários para propor aos outros a experiência da reconciliação com Deus”.

O Papa desafiou-os a falar num Pai que "faz festa" e "espera" por cada um.

“Jesus espera-nos nestes irmãos mais pequenos, vamos ao seu encontro e celebraremos a Páscoa na alegria de Deus”, concluiu.

OC

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Bodas de Prata Sacerdotais do Padre Filipe

Inaguração do Órgão de Tubos

IGREJA DO BUNHEIRO ACOLHEU CONCERTO DE PÁSCOA